Sábado, 27 de Novembro de 2021

Novo herói dos mundiais de atletismo é aluno do IPB

Braima Suncar Dabó, o atleta guineense que está nas bocas do mundo depois de um gesto de solidariedade em pleno Campeonato Mundial de Atletismo, é aluno do curso de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Um exemplo de humanidade e nobreza que muito orgulha a academia transmontana.

-PUB-

A cumprir o sonho de participar no Campeonato Mundial de Atletismo, Braima representou a Guiné-Bissau na prova eliminatória dos 5 mil metros, mas interrompeu-a para ajudar o atleta de Aruba, Jonathan Busby que apresentava algumas dificuldades em terminar. Num grande gesto de humanidade, e a pouco mais de 250 metros da meta, o guineense voltou atrás e ajudou o colega para que acabassem a prova ao mesmo tempo. Brian Braima, como é conhecido pelos colegas, nasceu em 1993, no Caito, e veio para Portugal, juntamente com outros jovens, para a Escola Profissional de Carvalhais, em Mirandela, através da ONG Rota dos Povos. A dedicação e empenho nos estudos valeram-lhe a ingressão primeiro num Curso de Especialização Tecnológica (CET) e posteriormente na Licenciatura de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde está a três unidades curriculares de obter o diploma.

Braima sempre mostrou interesse pelo atletismo evidenciando-se com o seu desempenho acima da média, e já no IPB foi ajudado pelos professores do curso de Desporto que em articulação com o Ginásio Clube de Bragança ajudaram na sua franca evolução. A vontade de alcançar novas metas na modalidade e a necessidade de meios de treino mais avançados foram suficientes para que, com o apoio dos docentes do IPB, Braima conseguisse um lugar no num clube com melhores condições de evolução.

Atualmente é orientado pelo antigo atleta olímpico português José Regalo e representa o Maia Atlético Clube. Chegou, pela primeira vez, ao Campeonato do Mundo de Atletismo para cumprir um sonho com a camisola do país que o viu nascer, e foi precisamente no primeiro dia de prova, que este atleta se tornou um verdadeiro herói ao dar um dos maiores exemplos de solidariedade no desporto e na vida, no fundo mostrando ao mundo a personalidade e forma de ser que sempre evidenciou no IPB.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.