RegiãoNovo túnel na linha do Douro

Novo túnel na linha do Douro

A empreitada de estabilização de taludes de escavação na linha do Douro, entre a estação do Ferrão e o Pinhão, está a levar à construção de um novo túnel em betão. Trata-se de uma obra de características únicas na linha pois acaba por ser o primeiro túnel nesta via a ser construído com este elemento.

É uma obra de arte da empresa OBrecol inserida num conjunto de intervenções que visam a consolidação dos taludes de estabilização neste ponto da linha do Douro. O túnel, com cerca de 150 metros de comprimento, está a ser implementado a 300 metros do antigo apeadeiro de Chanceleiros, (já destruído).

Dado o acidentado do terreno e a instabilidade da encosta, a REFER decidiu avançar com esta construção em nome da segurança ferroviária na linha férrea do Douro. Esta empresa afirma que esta intervenção, a exemplo de outras já efetuadas na linha entre a Régua e o Pinhão, pretende minorar os riscos, e consequentes implicações na exploração ferroviária, que decorrem das características geotécnicas do local e tipo de traçado, em curva apertada e reduzido gabarito.

A empreitada do troço de estabilização linha do Douro está orçada em cerca de 2 milhões de euros e o túnel deverá estar pronto até ao principio de 2014.

Recorde-se que, a REFER iniciou no ano passado vários trabalhos neste segmento da linha férrea do Douro que nos últimos anos apresentou alguma instabilidade. Os trabalhos foram adjudicados à empresa Obrecol – Obras e Construções S.A. A esta mesma empresa foi concedida a empreitada “Linha do Norte e Linha de Cintura – Inserção das Linhas da Rede de Alta Velocidade Lisboa – Madrid e Lisboa – Porto na Rede Convencional entre as Estações do Areeiro e do Oriente Autónoma, e ainda a empreitada os viadutos de acesso à ponte sobre o Tejo e a execução da 1ª. fase do 3º. anel do estádio do S.L. Benfica.

 

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO