Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

O centenário da República Portuguesa

100 anos é motivo de festa para qualquer acontecimento. Independentemente do estado geral de apatia ou de revolta, conforme as hostes, somos forçados a relembrar o momento e repensar o porquê das celebrações. Valerá a pena celebrar a República - esta forma de governo na qual um representante – o Presidente – é escolhido periodicamente pelo povo por meio de voto directo para ser o mais alto representante da nação?

Uma das grandes conquistas republicanas foi a eleição representativa, em que por via de Deputados o povo vê representada a sua vontade. Um mandato conferido por todos, pela dificuldade de representatividade directa. Com base neste esquiço político nasceu esta forma de governo, cuja verdadeira força surge no sec. XVIII com a proclamação da República Francesa. A República Portuguesa proclamou-se em 05 de Outubro de 1910 e conheceu Manuel de Arriaga como 1.º Presidente.

Caberá atender em primeira linha à origem etimológica da palavra “Res publica” – coisa pública, originária do Latim. Os historiadores multiplicam-se na tentativa de definir República, confundindo-se tantas vezes com liberalismo ou até mesmo com a noção de democracia. Ainda assim todas

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS