“É um povo trabalhador, recatado e pacífico no nosso concelho”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, se referiu à comunidade romena existente no concelho.
O município duriense tem sido o destino de centenas de cidadãos deste país de Leste. “Já foram mais, hoje são cerca de 150 e vivem distribuídos em por algumas aldeias. Procuram informações no município e estão bem integrados na comunidade”.
O autarca frisou que os romenos não têm criado problemas. “Não temos tido notícias de dificuldades. Todos eles trabalham na agricultura e estão num escalão etário dos 30 aos 50 anos, e assentam a sua estrutura familiar num casal com poucos filhos, sendo que a maioria trabalha nas empresas agrícolas ao longo do ano, mas o número aumenta nas vindimas.
Neste breve retrato social da comunidade romena, acrescente-se que o seu dia-a-dia resume-se ao trabalho e pontualmente algum convívio. Por norma vivem em casas arrendadas e alguns há mais de dez anos, registando o município já 109 pedidos de residência.
As localidades de Santa Comba, S. João de Lobrigos e Fontes, são as aldeias com mais romenos residentes.