Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

O concelho mais romeno do país

Em 2008, o concelho de Santa Marta chegou a ter mais de 400 romenos, entretanto, o número foi baixando e hoje habitam cerca de 150. Porém e apesar desta quebra, o concelho ainda é, a nível nacional, dos que mais residentes deste país de Leste possui.

-PUB-

“É um povo trabalhador, recatado e pacífico no nosso concelho”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, se referiu à comunidade romena existente no concelho.

O município duriense tem sido o destino de centenas de cidadãos deste país de Leste. “Já foram mais, hoje são cerca de 150 e vivem distribuídos em por algumas aldeias. Procuram informações no município e estão bem integrados na comunidade”.

O autarca frisou que os romenos não têm criado problemas. “Não temos tido notícias de dificuldades. Todos eles trabalham na agricultura e estão num escalão etário dos 30 aos 50 anos, e assentam a sua estrutura familiar num casal com poucos filhos, sendo que a maioria trabalha nas empresas agrícolas ao longo do ano, mas o número aumenta nas vindimas.

Neste breve retrato social da comunidade romena, acrescente-se que o seu dia-a-dia resume-se ao trabalho e pontualmente algum convívio. Por norma vivem em casas arrendadas e alguns há mais de dez anos, registando o município já 109 pedidos de residência.

As localidades de Santa Comba, S. João de Lobrigos e Fontes, são as aldeias com mais romenos residentes.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.