Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

O estacionamento tarifado É preciso explicar!

Uma Política de Estacionamento coerente deve sempre constituir-se como uma componente fundamental de qualquer Política de Mobilidade Urbana. Perante esta importância e por muito estranho que pareça, trata-se de uma matéria que raramente é explicada aos cidadãos. Esta ausência de explicação resulta, na maior parte das vezes, numa atitude de rejeição perante a eventualidade (ou inevitabilidade) de criação de novas zonas de estacionamento tarifado nas cidades. Mas não há necessidade que assim seja! Há apenas que tomar a decisão de explicar esta matéria às pessoas de forma simples, clara, objectiva e no devido tempo.

Mas sem rodeios, porque há que lhes fazer ver o que está efectivamente em causa. Há que lhes perguntar quais são as alternativas reais para o deficit crescente de estacionamento público. Ainda recentemente, numa acção de carácter inovador, a EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa lançou uma acção de marketing, com o objectivo de agradecer e celebrar com todos os condutores que cumprem as regras do estacionamento, dando-lhes os “Parabéns! Ao cumprir as regras do estacionamento está a ajudar-nos a criar mais lugares de estacionamento para si”.

Há alguns anos atrás a resposta tradicional ao aumento da taxa de motorização e à falta de estacionamento nas cidades era, invariavelmente, a de responder com mais oferta até

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS