Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

O nuclear e a biomassa, como futuro possível para Valpaços e Trás-os-Montes

Sem querer descer a grandes números, sempre algo fastidioso, saiba-se que o nosso País importa mais de 85% da energia que consome (petróleo e gás natural) com o consequente agravamento do nosso deficit, perante o estrangeiro. Se bem que as energias eólicas, hídricas (barragens) e solar, já tenham alguma expressão, segundo estudos recentes, só a opção nuclear, pode reduzir drasticamente a importação de energia de outros países, como aliás fez, com sucesso, a França.

Ainda sobre a utilização de energias renováveis (não nucleares) já hoje o distrito de Bragança lidera o ranking nacional, em primeiro lugar, surgindo o distrito de Vila Real em terceiro lugar, logo a seguir a Viseu, com predomínio para as energias eólicas e hídricas.

Também a biomassa, ou seja, trocando por miúdos, o aproveitamento de energia, a partir de resíduos florestais, deve ser um urgente caminho a seguir, porque somos ricos em floresta e portanto é uma fonte de energia interna, até ao momento quase desprezada e que evita importação de outras fontes de energia, do estrangeiro.

Esta energia necessita de estações de tratamento de biomassa, onde são aproveitados energeticamente, todos os resíduos florestais, que actualmente inundam

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS