Domingo, 13 de Junho de 2021

O turismo e a atividade desportiva em Portugal

O turismo desportivo é um sector que novamente tem registado uma forte expansão desde meados do ano, como alternativa para liberar as tensões num ano completamente atípico devido à pandemia.

-PUB-

Tanto o desporto como o turismo, indústrias pilares de grande impacto na economia lusa, foram afectados desde o início de 2020 pela quarentena mundial. O turismo desportivo é um sector que novamente tem registado uma forte expansão desde meados do ano, como alternativa para liberar as tensões num ano completamente atípico devido à pandemia. Tanto o desporto como o turismo, indústrias pilares de grande impacto na economia lusa, foram afectados desde o início de 2020 pela quarentena mundial.

Portugal oferece oportunidades ilimitadas graças a uma ampla oferta de entretenimento na qual se destacam variedade de centros noturnos, estabelecimentos comerciais, salas de espetáculos, inclusive casinos online legais, como a afamada marca Betway, com repercussão internacional. As opções de entretenimento também se adaptam aos visitantes que desejam combinar o desporto com a diversão, o descanso e o lazer num país com grande tradição futebolística.

Com o Oceano Atlântico a seus pés, o país permite acesso a numerosas praias aptas para praticar desportos como o surf ou vela, entre outras disciplinas aquáticas. Sem mencionar, os grandes eventos como a Liga dos Campeões e o Grande Prémio de Portugal de Moto GP, em que será recebida a elite do motociclismo mundial, entre tantos outros eventos desportivos.

Em todo o país existe uma infraestrutura desportiva de alto nível, que tem servido para praticar e fomentar a preparação de atletas que assistem a grandes torneios mundiais. A grande oferta se estende até servir de sede a importantes torneios de disciplinas como o futebol e rugby.
É inegável que Portugal desenvolveu uma cultura desportiva, em que prevalece a paixão pelo futebol, como a I Liga, competição em que se defrontam equipas portuguesas de alto rendimento.

Fazer turismo desportivo em solo português é uma experiência única, pelo que os visitantes podem optar por uma diversidade de opções, como conhecer as instalações, visitar estádios, e seguir os torneios realizados durante todo o ano, respeitando as medidas de prevenção recomendadas pelos organismos mundiais de saúde.

 

CAMPUS DE TRIATLO EM PORTUGAL

Os campus de Triatlo constituem uma alternativa inovadora para aqueles que desejam pôr em prática o turismo desportivo, realizando treinos de triatlo e conservando o distanciamento social. Existem complexos hoteleiros exclusivos para o desporto, com todas as condições para passar um momento de saudável lazer e em perfeita conexão com o desporto.

Entre as instalações podem-se desfrutar de lagos artificiais e piscinas privadas para praticar natação, espaços exteriores amplos para efetuar circuitos de bicicleta, exercícios de alongamentos, caminhadas e treinos, nos quais se aplica a força. No interior destes estabelecimentos há ginásios, SPA, aluguer de bicicletas, conectividade à internet para aceder a centros de entretenimento online como Betway, com preços especiais para triatletas e familiares.

 

 

OFERTA DESPORTIVA EM PORTUGAL

Os milhões de fanáticos do futebol de todo o mundo desfrutam dos mundiais e outros campeonatos, como a final da Liga dos Campeões e o Grande Prémio de Fórmula 1, competições extremamente atraentes para a audiência desportiva, em que podem viver um ambiente desportivo de alegria e emoções diretamente no sítio onde se realiza o evento.

Portugal é uma nação com grande história futebolística pelo que o turista desportivo pode desfrutar de uma grande variedade de estádios monumentais em perfeito estado de conservação, dignos de conhecer.

Além dos grandes estádios de futebol como o Estádio da Luz, o de Alvalade, ou o do Dragão, o país dispõe de pistas de automobilismo e motociclismo como a do autódromo do Estoril, espaços para ralis e baías com grandes ondas para a prática do surf, como Supertubos em Peniche.

Muitos turistas procuram desportos mais tranquilos e relaxam em estabelecimentos destinados ao golfe. Em Portugal há vários campos fora das cidades com extraordinárias paisagens marítimas, dunas ou lagos, que transformam o país num dos melhores destinos deste desporto.

Há visitantes nacionais que apostam nas caminhadas, no montanhismo, nos desportos náuticos ou no golfe para desfrutar de uma temporada carregada de adrenalina desportiva e contacto com a natureza. O afluxo de turistas nacionais e internacionais a Portugal para atividades desportivas saudáveis e ao ar livre aumenta gradualmente, por se tratar de um país onde se registam poucos casos de coronavírus.

Os visitantes reservam espaços de alojamentos rurais para escalar, caminhar em trilhos, ou subir montanhas e, ao mesmo tempo, fazer o respetivo isolamento. Nas costas marítimas, o favorito continua a ser o surf, grandes expoentes desta disciplina escolhem Portugal para seus treinos ou para participar em torneios locais e regionais. Outros escolhem atividades náuticas, como o windsurf, vela, canoa, bodyboard, kitesurf ou skimming, e aproveitam a permanência em território luso para desenvolver estes desportos.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.