Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021
© MR

Obra “Vinhais: Judeus, Marranos E Inquisição” apresentada em Chaves

Decorreu, esta tarde, a apresentação do livro "Vinhais: Judeus, Marranos E Inquisição", da autoria de Jorge José Alves Ferreira. A obra oferece uma verdadeira viagem, que inclui números e mapas, desde a instalação das primeiras judiarias em Portugal até ao século XX

-PUB-

Depois de Rebordelo e da cidade da Maia, a apresentação do livro “Vinhais: Judeus, Marranos E Inquisição” decorreu, esta tarde, na Biblioteca Municipal de Chaves. Além do autor, Jorge José Alves Ferreira, contou com as intervenções do vice-presidente do município flaviense, Francisco Melo, da escritora e associada da Academia Montsefarad, Lídia Machado dos Santos, e de Ernesto Areias, membro-fundador do Centro de Estudos Judaicos do Alto Tâmega.

O livro pretende oferecer um contributo ao património e à identidade, ao mesmo tempo que retrata as experiências vividas pelo povo judeu no nordeste transmontano, numa época em que as convicções mais íntimas chegavam a colocar a própria vida em risco.

Este é já o terceiro trabalho sobre o judaísmo da autoria do escritor e que nasce, novamente, de uma extensa investigação e pesquisa de processos judaicos existentes no arquivo nacional da Torre do Tombo.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.