Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
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Obras do Túnel do Marão serão “retomadas em breve”

Apesar de não avançar com datas, mais uma vez o Governo mandou a mensagem de que as obras daquele que será o maior túnel da Península Ibérica não deverão ficar paradas por muito mais tempo. Se no seu primeiro grande troço os trabalhos estão estagnados, a A4 continua a brotar no seu lanço seguinte, a Auto-estrada Transmontana, com vários quilómetros da nova via já abertos à circulação automóvel

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Em reunião com o Sindicato de Trabalhadores da Construção de Portugal, realizada no dia 19, o Governo deixou a certeza de que as obras do Túnel do Túnel do Marão, suspensas desde o dia 27 de Junho, são para recomeçar “em breve”.

Em declarações à saída da reunião com o adjunto do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Dentinho, Albano Ribeiro, presidente do sindicato, trouxe a mensagem de que “o Governo está a fazer todos os esforços porque a obra não pode continuar por muito mais tempo parada”.

Apesar de ainda não haver datas para o reinício dos trabalhos, que já foram suspensos por três vezes desde o início da construção do Túnel, recentemente, também Luís Ramos, deputado eleito pelo círculo eleitoral do PSD, já tinha deixado ao Nosso Jornal a garantia de que estariam a ser “envidados todos os esforços para que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível”.

Se no troço que liga Amarante a Vila Real a A4 não vê avanços, na segunda metade do projecto, a Auto-estrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, os trabalhos continuam e vários troços já foram inclusivamente abertos à circulação automóvel.

No dia 14, a Estradas de Portugal (EP) anunciou a conclusão dos trabalhos na Variante de Bragança, compreendendo os sublanços entre Bragança Poente e Bragança Sul e entre este e Bragança nascente. “A entrada em funcionamento deste lanço de auto-estrada seguiu-se à conclusão, no fim-de-semana anterior, do primeiro lanço da nova Auto-estrada Transmontana, entre Vila Real e Justes”, divulgou a empresa num comunicado.

No que diz respeito à Variante de Bragança, “o troço tem uma extensão de nove quilómetros em perfil de auto-estrada, contornando Bragança por Sul (o IP4 contorna-a por Norte) e compreende três nós de ligação, todos no concelho de Bragança e uma Ponte sobre o Rio Fervença”, tendo exigido um investimento na ordem dos 30 milhões de euros.

“Também o lanço do IP4 por Norte de Bragança, está neste momento em fase final de requalificação, num investimento de dois milhões de euros”, adianta a EP.

Já o lanço da A4 denominado Vila Real Nascente/Justes, que duplicou o IP4, conta com oito quilómetros de extensão e inclui três nós de ligação à rede viária local, o Nó de Vila Real Nascente, o Nó de Lamares e o Nó de Justes, “que permitem uma importante melhoria na mobilidade e acessibilidades locais nos concelhos de Vila Real, Sabrosa e Alijó”, sublinhou a empresa, referindo ainda que, “no âmbito desta empreitada, foi realizada a duplicação da Ponte sobre o rio Pinhão, tendo o investimento total atingido os 21 milhões de euros”.

No mesmo comunicado, a empresa reforça a ideia de que a utilização da variante de Bragança, que “permite a poupança de percurso em cerca de quatro quilómetros e é percorrido em metade do tempo”, será sujeita ao pagamento de portagem, “sendo a mesma de 60 cêntimos para ligeiros”.

Segundo as previsões da EP, “ainda para esta semana será concluída a reformulação do Nó e ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros e aberto mais um pequeno troço de dois quilómetros da auto-estrada A4, num investimento de seis milhões de euros”, prevendo-se assim que, até ao final do ano, mais dois sublanços fiquem concluídos, “pondo em serviço um total de 40 quilómetros” de auto- -estrada.

“A Auto-estrada Transmontana e a concessão Túnel do Marão, concurso também lançado pela EP em 2007 e também adjudicado em 2008, vão permitir completar a A4 entre Matosinhos e a fronteira espanhola, constituindo o itinerário europeu E82”, sublinha a EP.

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