Onde, outrora, existia um conjunto de terrenos baldios, vai nascer o futuro Parque Urbano de Lamego, numa área superior a sete hectares, junto às margens da ribeira do Coura e fruto de um investimento superior a quatro milhões de euros.
De acordo com o município, as obras decorrem a bom ritmo. “O projeto vai privilegiar a prática desportiva, o lazer e a educação ambiental”. Ao mesmo tempo, “o município de Lamego está a criar o novo pulmão verde da cidade numa área ocupada anteriormente por um conjunto de terrenos abandonados e desqualificados, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral”.
A construção do Parque Urbano inclui, também, “a construção de diversas infraestruturas que visam melhorar a qualidade de vida dos lamecenses. Integrada na estrutura ecológica urbana, o novo espaço de lazer vai ter pistas pedonais, parque infantil, anfiteatro ao ar livre, hortas comunitárias, pump track para bicicletas, dois espaços polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade”.
A pensar na comodidade da população, “estão a ser criados ainda dois parques de estacionamento (num total de 109 lugares), instalações sanitárias e instaladas duas novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira, para além da requalificação da ponte existente”, revelou o município.
A construção do Parque Urbano resulta de um investimento municipal executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER. Será lançada, ainda, uma segunda fase da obra, orçamentada em cerca de um milhão e 200 mil euros, “que eliminará as lacunas e as bolsas de exclusão que constam no projeto aprovado”, destacou a autarquia.
De acordo com as atuais previsões, as obras deverão estar concluídas em outubro deste ano.