BENTO, Bispo, Servo dos servos de Deus,
ao dilecto filho Manuel da Silva Rodrigues Linda, do clero diocesano de Vila Real e aí, até agora, Reitor do Seminário Maior, nomeado Auxiliar da Sé Metropolitana de Braga e eleito Bispo titular de Casa Mediane, saúde e bênção apostólica.
Como o nosso irmão Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Metropolita da antiga, ilustre e para nós muito querida Igreja Bracarense, sobrecarregado de trabalho pastoral, recentemente pediu outro Bispo Auxiliar, Nós, como sucessor de S. Pedro e Pai universal, consideramos dever acolher benevolamente aquela petição do solícito Pastor.
Assim, com o parecer favorável da Congregação dos Bispos, pela Nossa autoridade Apostólica a ti, dilecto filho, ornado de dotes comprovados, perito nas coisas sacras e considerado idóneo para este cargo, constituímos-te Auxiliar de Braga e nomeamos-te Bispo titular de Casa Mediane, com todos os direitos e obrigações inerentes à dignidade episcopal e ao seu múnus, segundo as normas do direito. Concedemos que recebas a ordenação fora de Roma das mãos de qualquer bispo católico, respeitadas as leis litúrgicas e feitos, antes de mais, a profissão de fé católica e o juramento de fidelidade para connosco e para com os Nossos Sucessores, segundo o Código de Direito Canónico. Finalmente, dilecto filho, unido em fraterna comunhão com o Pastor Bracarense, procura exercer o teu cargo com todas as tuas forças, mas colocando a tua confiança em Deus, Pai celeste, dizendo com o salmista: «Vós sois, Senhor, a minha confiança, sois a minha esperança desde a minha juventude» (Salmo 71,5).
Os dons do Espírito Paráclito, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, te sustentem e te encham de alegria.
Dado em Roma, junto de S. Pedro, aos vinte e sete dias do mês de Junho do ano de dois mil e nove, quinto do Nosso Pontificado.