A organização do concurso que vai nomear as Novas Sete Maravilhas da Natureza, e no qual se mantém o Rio Douro, anunciou, na semana passada, a possibilidade de votação por telefone através do número +41 77 312 4041.
Em comunicado, a organização explica que “as pessoas em todo o mundo podem agora participar na escolha oficial das Novas Sete Maravilhas da Natureza precisando apenas de um telefone”.
Tal como aconteceu com a escolha das Novas Sete Maravilhas do Mundo, que se realizou em 2007, espera-se que o novo método de votação venha a “aumentar a participação de todas as pessoas, em todos os países”, esperando-se atingir um milhão de votos.
A chamada, considerada internacional e cujo valor varia de acordo com as empresas e as taxas cobradas pela empresa de telecomunicações nos vários países, é dirigida a um telemóvel na Suíça e permitirá “uma votação mais democrática”.
Para participar basta marcar o número +41 77 312 4041 “a partir de qualquer país do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana. Depois de ouvir um curta mensagem que explica o processo de votação, basta esperar um sinal sonoro que indicará a altura correcta em que o voto deve ser efectuado através da digitalização de um código de três números correspondente à “maravilha” da sua preferência (códigos estão disponíveis na internet em www.n7w.com/telvote), sendo que no caso do Vale do Douro é o 610. A chamada ficará concluída depois de uma breve mensagem de agradecimento.
A candidatura do Douro a Maravilha da Natureza foi despoletada pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, e colheu, desde logo, o apoio de António Martinho, ainda enquanto Governador Civil de Vila Real. “Esta notícia é óptima porque facilita a votação”, sublinhou o agora presidente da Entidade Regional de Turismo do Douro (ERTD).
Segundo o mesmo responsável, em todas as “actividades realizadas” está a ser feito um esforço de divulgação da candidatura, uma iniciativa que deve ser considerada agora como um esforço nacional.
“Ainda estamos no meio da tabela, precisamos de uma maior divulgação”, referiu António Martinho, adiantando que a campanha continuará já no mês de Maio, altura em que ERTD estará representada em Lisboa, entre os dias 14 e 16 de Maio, no Desfile de Máscaras Ibéricas.
Inserido no Grupo F (lagos, rios e quedas de água), o Rio Douro mantinha, à hora de fecho desta edição a 56.ª posição, sendo de realçar que, de um grupo de 260 nomeados serão anunciados, no dia sete de Julho, os 77 que passam à fase seguinte. Mais tarde serão escolhidas 21 paisagens naturais e entre essas será disputada a final que elegerá as Novas Setes Maravilhas do Natureza do Mundo.