Domingo, 3 de Julho de 2022

Orimarão abriu percursos à comunidade

O Orimarão/Clube de Orientação de Vila Real, com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Município de Vila Real, participou nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros, organizando uma actividade, na qual participaram cerca de sete dezenas de pessoas que aceitaram o desafio de descobrir (ou redescobrir), com mapa na mão, […]

O Orimarão/Clube de Orientação de Vila Real, com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Município de Vila Real, participou nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros, organizando uma actividade, na qual participaram cerca de sete dezenas de pessoas que aceitaram o desafio de descobrir (ou redescobrir), com mapa na mão, os dois espaços verdes urbanos mais significativos de Vila Real: o Parque Florestal e o Parque do Corgo.

Aproveitando a vocação destas áreas para as actividades de lazer e desportivas e beneficiando das acessibilidades ao espaço, apresentou-se um evento de “Orientação para Todos”. Aberto à participação de toda a comunidade, disponibilizaram-se percursos de variado nível de exigência motora e de experiência na modalidade, desde a “Iniciação” (com acompanhamento) ao “Trail-O”, dirigido a pessoas com limitações na mobilidade, passando por diversas categorias da “Orientação para Todos” (OPT), do percurso fácil (OPT1) ao difícil (OPT3).

A par com estas comemorações, este evento constituiu a etapa inaugural do Troféu Marcos de Orientação que engloba um conjunto de eventos que vão realizar-se, nesta região, ao longo da época 2007/08, promovendo a orientação nas disciplinas: “Pedestre”, “Bicicletas Todo o Terreno” e “Trail-O”.

A prova local de Orientação Pedestre ditou os seguintes vencedores: “OPT1 Feminino”: 1.ª – Simone Varandas; 2.ª – Ana Azevedo; 3.ª – Susana Fonseca. “OPT1 Masculino”: 1.º – António Oliveira; 2.º – Rui Pinto Ferreira; 3.º – Pedro Coutinho. “OPT2 Feminino”: 1.ª – São Marrão; 2.ª – Margarida Pereira; 3.ª – Ana Silveira. “OPT2 Masculino”: 1.º – Duarte Fonseca; 2.º – Nélson Santos; 3.º – Carlos Fernandes. “OPT3 Feminino”: 1.ª – Helena Sousa; 2.ª – Teresa Alves. “OPT3 Masculino”: 1.º – Rui Ferreira; 2.º -António Carvalho; 3.º – Jacinto Costa.

Juntamente com as categorias que habitualmente integram o Troféu Marcos de Orientação, esta etapa incluiu um percurso de divulgação de “Trail-O”. Esta é uma disciplina da orientação que permite o acesso de pessoas com restrições na mobilidade à Orientação, em toda a sua dimensão.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.