Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Os benefícios da VPN e porque todas as empresas precisam de um

CONTEÚDO PATROCINADO

-PUB-

As redes privadas virtuais (ou VPNs) estão hoje em dia a aparecer no radar de todos, desde utilizadores gerais a profissionais de segurança informática completos. As VPNs são uma tecnologia altamente madura que teve origem, em grande parte, em profissionais de TI que procuram fornecer acesso remoto seguro aos utilizadores em roaming, bem como ligar de forma segura diferentes sites de escritório entre si através da Internet.

Globalmente, a Internet lida com cerca de 71.131 GB de tráfego por segundo, incluindo 2.790.265 emails e 73.849 pesquisas no Google por segundo. Como é que isto lhe diz respeito?

As comunicações da sua empresa (cliente, fornecedor, interna) e os seus funcionários que procuram informações relacionadas com o negócio, ajudam a compor esses números. E uma violação ou fuga dos dados da sua empresa transmitidos através da Internet pode custar-lhe milhões.

Isto suscita alarmes. Segundo um inquérito do Instituto Ponemon, 67% das PMEs admitiram ter sido atacadas no ano passado pois não tinham VPN para seus dispositivos. E aumenta em práticas como trazer o seu próprio dispositivo (BYOD) e trabalhar à distância apenas aumenta os seus riscos de segurança cibernética.

Qual é o significado de VPN?

Uma VPN é uma ótima solução para proteger os seus dados comerciais. Aplicando uma VPN nas suas redes, pode tornar essas redes muito mais robustas e seguras. E qualquer dispositivo ligado à Internet pode utilizar uma VPN para fazer parte de uma rede privada.

Uma Virtual Private Network  (VPN) proporciona uma ligação segura à Internet na sua rede através da Internet pública. Pense numa VPN segura como um túnel que pára o acesso não autorizado e encripta a atividade online (mesmo numa rede pública). 

Os fornecedores de serviços Internet (ISPs) apenas vêem que foi utilizada uma ligação VPN e a largura de banda necessária. Dados comerciais e dos utilizadores, histórico de navegação e redes sociais, e cartões de crédito permanecem ocultos.

Porque é tão importante utilizar VPN?

Todos os tipos de utilizadores da Internet – utilizadores domésticos, startups, pequenas e grandes empresas – devem beneficiar da utilização de uma VPN. Protege as comunicações via Internet e minimiza os incidentes de roubo de dados e identidade.

Aqui estão alguns casos de utilização para pequenas empresas:

1 – Tem uma força de trabalho remota
Pode ter empregados ou pessoal freelancer a trabalhar a partir de diferentes localizações geográficas. Monitorizar as suas atividades online e conceder-lhes acesso seguro à sua rede informática pode representar um desafio.

2 – Apoia uma política da BYOD
Oitenta e cinco por cento das organizações oferecem opções BYOD aos empregados. Embora estas políticas reduzam os custos de infra-estrutura de uma empresa, aumentam os riscos de segurança. Fora do escritório, os funcionários podem ligar os seus dispositivos a redes não seguras, o que expõe os seus dados.

3 – Os seus empregados viajam para os locais dos clientes
Os seus empregados podem viajar para as localizações dos clientes para fechar negócios ou para realizar trabalho pós-venda ou consultoria. Enquanto estiverem nos locais, necessitarão de acesso à sua rede comercial privada. Podem também ter de trabalhar durante as viagens, e a utilização de Wi-Fi público nos aeroportos e hotéis aumenta os riscos de segurança.

4 – Quer simplesmente proteger as comunicações e a navegação
Enquanto um número crescente de websites está a atualizar para HTTPS , vários outros ainda confiam no HTTP. Os seus empregados podem facilmente aterrar numa destas páginas web enquanto navegam, expondo potencialmente dados sensíveis tais como palavras-passe e detalhes empresariais.

Como escolher uma VPN? 3 características principais

Ao pré-seleccionar o software VPN, existem algumas características principais que deve procurar, para garantir que está a tomar uma boa decisão. Coisas adicionais a procurar no software de VPN:

1 – Múltiplas localizações de servidores
Quantos mais países o seu fornecedor de VPN tiver servidores, mais endereços IP terá. Isto irá melhorar as capacidades de geobypassing do software. Mais servidores irão também reduzir o tráfego na Internet e melhorar a velocidade de navegação.

2 – Política de não registo
Assegurar que o seu fornecedor de VPN não regista as suas atividades online é importante para manter a privacidade dos dados. Os detalhes de registo são regidos por leis específicas do estado ou país e podem ser mandatados em alguns locais. Verifique com o seu fornecedor de VPN para mais detalhes.

3 – Aplicações móveis
Com a gestão de processos empresariais em smartphones e tablets a tornar-se omnipresente, a sua VPN deve estender o guarda-chuva de segurança para cobrir os dispositivos móveis. Verifique a disponibilidade de aplicações iOS, Android, e Windows do seu software VPN preferido.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.