Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Os destinatários da visita de Bento XVI

1 – Pergunta-se às vezes quais são as razões e os destinatários da Visita do Papa a Portugal. Paulo VI veio a Fátima convidar o mundo para a causa da paz, e João Paulo II veio agradecer a protecção de Nossa Senhora no atentado de que foi vítima na Parca de S. Pedro e beatificar os Pastorinhos Francisco e Jacinta. Bento XVI vem a convite dos Bispos e do Presidente da República no 10º aniversário da beatificação dos dois Pastorinhos e, na sua missão normal de Pastor da Igreja Universal, confirmar na fé e chamar a atenção para os gravíssimos desafios postos à Igreja e ao mundo.

-PUB-

Os destinatários directos da visita são, pois, «todos os portugueses e imigrantes residentes em Portugal». Os agentes da cultura, os crentes e praticantes, os ministros ordenados da Igreja (bispos, presbíteros, diáconos), os religiosos e as estruturas de acção sócio caritativa, terão encontros específicos. Mas, indirectamente, os outros povos são destinatários da visita papal, uma vez que as mensagens e os discursos proferidos em Portugal acabarão por ser difundidos e lidos por todo o mundo, como acontece entre nós quando o Papa visita outros povos e santuários. As Visitas pastorais nunca são privadas, e Fátima é hoje um altifalante do mundo.

2 – Ao dirigir-se aos portugueses, o Papa sabe que tem diante de si um povo

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS