O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) foi um dos onze vencedores da Missão Sorriso, uma campanha do Grupo Continente, que pediu à população portuguesa para escolher os melhores de 27 projectos candidatos.
Estiveram a concurso projectos oriundos de hospitais pediátricos, maternidades ou hospitais com serviço de pediatria e/ou obstetrícia, tendo sido escolhidos onze que vão receber um total de mais de 480 mil euros.
O projecto vila-realense, intitulado “Melhores Cuidados Pediátricos”, vai receber um prémio de 47 mil e 500 euros, o que vai permitir a criação de “um pólo de estabilização da criança gravemente doente, para prestação de cuidados intensivos (colmatando uma carência e promovendo melhores cuidados médicos pediátricos)”, e ainda de “um espaço lúdico, coberto, climatizado, compartimentado em função da idade, contíguo à sala de espera da Consulta Externa, que vai possibilitar a dinamização do tempo que a criança despende na sua permanência no hospital”.
Entre os restantes escolhidos, de sublinhar o projecto do Hospital D. Estefânia que, denominado “Cirurgia Minimamente Invasiva em Pediatria” ou “Operar, com menos dor e menos risco”, vai receber a maior verba, mais exactamente 100 mil euros.
“A Missão Sorriso tem sido uma colaboração muito importante. Tem ajudado imenso na promoção da saúde e na melhoria do atendimento às crianças doentes”, confirmou Eurico Gaspar, do Serviço de Pediatria do CHTMAD, na altura em que se lançou a votação online.
Desde que nasceu a campanha, que tem como rosto a Leopoldina, tem “beneficiado assustadoramente” a pediatria vila-realense através da doação de equipamento médico/científico, lúdico/didáctico e de entretenimento.
Se nos outros anos o valor angariado com a venda de produtos e DVD’s infantis da Leopoldina nos hipermercados Continente eram directamente canalizadas para as unidades pediátricas, num total de 31 só em 2008, este ano a Missão Sorriso deixou que fossem os cidadãos a escolher os projectos.
Ao longo de seis anos de existência, a Missão Sorriso já investiu 3,5 milhões de euros em equipamentos para serviços de pediatria e neonatologia de hospitais de todo o país.