Sobre as duas mulheres pendia a suspeita de utilização de cheques roubados para aquisição de viaturas na região de Trás-os-Montes, enquanto o homem estava indiciado por tráfico de droga.
Esta operação desenrolou-se na sequência de um processo de 2008, cuja primeira consequência levou à detenção, em Julho, de três homens, entre os 19 e 26 anos, em Assureira de Baixo, sendo autores de vários roubos por esticão a idosas em Vila Pouca de Aguiar, desde Março de 2008 até à altura que foram detidos.
As buscas domiciliárias realizadas na mesma altura nas suas residências, nas aldeias de Santo Amaro e Assureira de Baixo, todas do concelho de Chaves, os militares da GNR encontraram também uma arma de caça ilegal, munições, cartuchos de caçadeira, vários cartões de multibanco e de telemóvel e ainda licenças de uso e porte de arma furtadas. Foi ainda encontrada a chave de um veículo que tinha sido roubado em Vila Pouca de Aguiar.
As duas mulheres e o homem, detidos na última sexta-feira, foram interrogados pela GNR, prestaram o Termo de Identidade e Residência e aguardam em liberdade o julgamento judicial.