A 9 de Novembro de 1947, por iniciativa de D. António Valente da Fonseca, então Bispo da Diocese de Vila Real, e do Sr. Padre Henrique Maria dos Santos, seu primeiro diretor, surgiu nas bancas A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES, num formato de quatro páginas, que se tornaria semanário em janeiro do ano seguinte. Com o passar dos anos, A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES foi crescendo.

Distribuído nas manhãs de quinta-feira, em particular nos distritos de Vila Real e Bragança e um pouco por todo o País e pelas comunidades portuguesas dispersas pelo mundo.

Em Dezembro de 2014 o jornal A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES passa a ser editado pela empresa Letras Dinâmicas, Lda., de forma a evitar que toda uma comunidade ficasse privada de um meio de comunicação fundamental para a vida desta região, naquele que foi um marco na vida do titulo, pois sofreu várias mudanças a nível estrutural, com novos conteúdos, novo design e um projeto jornalístico mais arrojado.

Com plena consciência das dificuldades da manutenção de um produto jornalístico de qualidade e sustentável, nestes tempos de grandes mudanças na comunicação social, mas com muito ânimo e muita crença nas potencialidades do projeto que em dezembro de 2014 abraçamos, num verdadeiro espirito de missão e que tem tido um enorme acolhimento dos leitores. Sinal disso mesmo, é o aumento de assinantes e o crescimento contínuo de visitas no site, bem como o sucesso dos mais diversos produtos informativos (Edições Especiais) que temos publicado ao longo dos últimos três anos.