Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
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Passageiros da Corgobus querem linhas alargadas

Os utentes dos transportes urbanos e Vila Real aplaudem as últimas alterações no serviço, mas querem mais… Cerca de 90 por cento dos passageiros “acha conveniente o alargamento da rede de transportes para as áreas limítrofes da cidade”, uma possibilidade que já está ser estudada pela Corgobus e que vai ser proposta à autarquia. No total, desde 2004, já viajaram nos ‘azulinhos’ mais de cinco milhões de passageiros

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Segundo um Inquérito de Satisfação ao Utentes dos Transportes Urbanos de Vila Real, divulgado no dia 10 pela empresa Corgobus, 90 por cento dos passageiros considera importante o alargamento da rede, uma medida que a ser implementada vai levar à criação de mais paragens, e possivelmente, à aquisição de mais autocarros.

Segundo o estudo, os utentes da rede de transporte estão muito satisfeitos com a remodelação verificada no início do ano passado e que levou à criação da linha nocturna e a introdução dos autocarros ao fim-de-semana. “A linha nocturna tem uma pontuação superior a oito pontos (num escala de 0 a 10) para mais de 75 por cento dos inquiridos”, revelou João Lino, gerente da Corgobus, contabilizando ainda que “a introdução dos transportes ao fim-de-semana foi avaliada por 50 por cento dos inquiridos com a pontuação máxima”.

Segundo o mesmo responsável, outra medida que teve reflexos positivos na opinião dos utentes foi a colocação de plataformas de acesso, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real que fez subir o grau de satisfação dos utentes no que diz respeito ao conforto nas paragens de 6,02 (segundo o inquérito de 2007) para os sete pontos. Apesar dos índices revelarem uma satisfação crescente relativamente ao serviço prestado, uma das conclusões do estudo aponta para a necessidade dos autocarros “irem um pouco mais além”. “90 por cento dos inquiridos acha conveniente o alargamento da rede de transportes urbanos para as áreas limítrofes”, um desejo manifestado não só através do inquérito de satisfação mas também “através de pedidos e de abaixo-assinados”.

João Lino explica que, em resultado das necessidades manifestadas pelos utentes, a Corgobus vai “propor à Câmara novas soluções que poderão passar pela reestruturação do serviço prestado ao fim-de-semana (possivelmente com a criação de mais uma linha), e dos pontos finais de algumas linhas, isso dependendo dos limites da área urbana”.

Com um possível prolongamento de algumas das linhas poderá ser mesmo considerada a aquisição de mais autocarros.

Outra das conclusões retiradas do inquérito de satisfação, realizado em Maio/Junho, e que questionou mais de seis centenas de passageiros, prende-se com o preço dos bilhetes, sendo que, neste momento regista-se um índice de satisfação de 6,9 pontos contra os 7,2 registados há dois anos. Para o responsável da Corgobus, este resultado é reflexo da crise, a que os vila-realenses não são alheios, já que, tendo em conta os preços praticados noutras cidades de dimensões idênticas a Vila Real, a Corgobus continua a ter as tarifas mais acessíveis.

O estudo também ‘desenhou’ o perfil do passageiro da rede de transportes de Vila Real, revelando que 69 por cento dos utentes são mulheres, a média de idade é de 38 anos, 35 por cento desloca-se por motivos escolares e 30 por cento utiliza os transportes para chegar ao posto de trabalho.

Desde que começou a operar, o serviço de transportes urbanos, em termos globais, apresenta um valor total superior a cinco milhões de passageiros transportados, sendo que o mês o mês de Outubro de 2008 foi o que registou um maior número de passageiros (154.332).

A empresa confirmou ainda que a Corgobus conseguiu a certificação ISO 9001, uma garantia de qualidade que surge com o “objectivo de satisfazer de uma maneira mais consistente as necessidades dos utentes”.

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