De acordo com comunicado enviado, hoje, à VTM, a PJ “procedeu à identificação e detenção de um homem, pela presumível autoria do crime de abuso sexual de crianças”.
Os factos ocorreram entre 2017 e 2018 “no interior de um estabelecimento escolar, sito em Alfândega da Fé, sendo vítimas três crianças, atualmente com 15 anos de idade”. De acordo com a agência Lusa, o detido é funcionário da escola onde tudo terá acontecido, além de Bombeiro no concelho que pertence ao distrito de Bragança.
O suspeito, de 43 anos de idade, já tinha sido detido, em 2019, por ter ateado sete incêndios florestais no verão desse ano, processo pelo qual ainda está a ser julgado.
Agora, está “fortemente indiciado pela prática do crime de abuso sexual de crianças”. De acordo com a PJ, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das devidas medidas de coação, lê-se no mesmo comunicado.
Em nota enviada à VTM sobre o alegado crime, o município de Alfândega da Fé reiterou o “abomínio relativo a todo o tipo de violência contra crianças”, sendo que, uma vez que o detido é funcionário da autarquia, “dentro das normas legais e das competências” da mesma, “tomaremos as medidas internas que se coadunem com a sensibilidade e gravidade que este assunto comporta”.