Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Levi Leandro
Engenheiro. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Plano de Urbanização da Cidade de Vila Real

O PUCVR, é um plano que se destina à cidade de Vila Real e à aplicação de novas regras relativas à classificação dos solos, que implicam uma delimitação dos perímetros mais criteriosa... De uma forma mais entendível, terá a ver essencialmente  com a classificação dos solos para construção, nas freguesias de Arroios, Borbela, Folhadela, Lordelo, Mateus, Mouçós, Parada de Cunhos, Constantim e Vila Marim, nas zonas onde o perímetro destas freguesias a grosso modo, encostam na junta de freguesia da cidade de Vila Real.

-PUB-

A CMVR entendeu promover uma fase transitória no processo de elaboração e implementação do PUCVR, desenvolvendo um conjunto de normas provisórias (NP) que foram “amplamente divulgadas” e sujeitas a uma discussão pública entre 14 de junho a 3 de julho.

Em 30 de julho, em reunião pública da CMVR, foi apresentado o PUCVR, a autarquia  marcou… uma Assembleia Municipal (AM) para 12/8, onde aprovou, com todos os votos expectáveis, as NP para que sejam “devidamente testadas e validadas” até final do ano, seguindo-se  nova discussão pública… e a consequente aprovação até final do primeiro trimestre de 2020.

Apesar de o nascimento do PUCVR, parecer ter sido propositamente prematuro, acredito que, pode melhorar a cidade, desde que não comprometam como esperado a seriedade do processo… Aguardemos.

Com a “elegância” que o caracteriza, Rui Santos no site oficial do municipio, não sei  se para justificar a sua celeridade na aprovação do “seu” PUCVR, afirmou o seguinte:  “Sabemos que hoje é mais dificil reverter os graves danos causados à cidade fruto de um mau planeamento passado”…. Angela Merkel, disse: “ Os presidentes não herdam problemas. Supõe-se que os conhecem de antemão. Por isso quando vão a eleições e são eleitos, governam com o propósito de os corrigir. Culpar os antecessores é uma saída fácil e medíocre”.  Sr. Presidente, está praticamente há seis anos à frente da autarquia…   

Por falar em causar um grave dano à cidade, como gosta de citar, o que me diz do projeto aprovado há cerca de três anos, que continha um espaço comercial, mais dois andares com 30 apartamentos em frente ao shopping e que após voto contra do PSD, acrescido de uma declaração de voto, surpreendentemente três  meses depois apareceu um outro projeto, mas SEM os 30 apartamentos, tendo pelos vistos a entidade promotora, desistido do primeiro projeto aprovado sem qualquer contra-partida…???

Sr. Presidente não sei se vai haver uma redução de 45%, na classificação dos terrenos…, mas que houve uma declaração de intenções na apresentação do projeto, houve, que originou uma intervenção sua, onde demonstou ser um bom orador, espero que se fôr necessário,  os vilarealenses saibam dar resposta adequada à sua demagogia. Reconheço também que V.Exa. faz jus ao ordenado que aufere da CMVR, pois parece-me ser daquelas pessoas que trabalha 14 meses num ano , dando ideia que nem férias  goza, face à forma como se exprimiu no seu comunicado em relação à marcação da AM…

 Sem espetáculo e numa lógica de “fazer fazer”, porque não coloca até final do ano no mapa aéreo o vôo “Bragança, VILA REAL, Viseu, Tires, Portimão” substituindo o atual vôo, “Bragança, VILA REAL, Viseu, Tires, Portimão, pois capacidade de trabalho, tempo e dedicação, parece que não lhe faltam…, coragem política e liderança… Não sei…?

 

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.