Numa “união de esforços”, a Câmara Municipal e a Capital Douro – Associação Industrial, Comercial e Serviços de S. João da Pesqueira revelam que a plataforma denominada “Coração do Douro Marketplace” tem como objetivo proporcionar a todos os empresários locais “a possibilidade de terem uma atividade comercial online para minimizar os efeitos económicos negativos desta pandemia”, além de terem, no futuro, um “canal alternativo que permita gerar receita através do aumento do mercado potencial gerado por essa presença digital”.
Em comunicado, a autarquia explica que a Plataforma de comércio eletrónico será implementada, gerida e suportada por um parceiro que garantirá o seu funcionamento sem necessidade de que os produtores/fornecedores tenham formação ou conhecimentos técnicos. Além disso, “não terá qualquer custo para as empresas aderentes”.
“Será possível divulgar e vender online todos os produtos e serviços do concelho, desde vinho, azeite, compotas, castanhas, refeições, alojamento, roupa, serviços de cabeleireiro, serviços culturais, entre outros”, adianta a nota da câmara, acrescentando que, em breve, será possível adquirir produtos específicos de S. João da Pesqueira e da região do Douro que, antes da crise causada pela pandemia da Covid-19, não estavam disponíveis online. “Os consumidores em qualquer parte do país ou do mundo passam a ter acesso aos mesmos diretamente dos produtores”.
De acordo com a autarquia, esta aposta “está alinhada com a necessidade de reforço da digitalização das empresas e do aumento da sua competitividade, em especial das micro e pequenas empresas, uma vez que são as mais vulneráveis às crises económicas e financeiras”.