Segunda-feira, 26 de Julho de 2021

População diminui, mas investimento aumenta

Por ocasião do feriado municipal, que se comemora esta terça- feira, 9 de junho, a Pordata lançou os dados relativos a Montalegre. Se por um lado a população tem diminuído nos últimos anos, o investimento no concelho tem aumentado.

-PUB-

Entre 2010 e 2018, Montalegre perdeu 1500 habitantes, uma realidade que é transversal à região que, nos últimos anos tem lutado contra a desertificação. Uma perda que se verifica principalmente na faixa etária até aos 15 anos, com uma percentagem de 2,4, que não é tão significativa quando falamos da população ativa, entre os 15 e os 64 (1%), num concelho que, entre 2010 e 2018, viu o índice de envelhecimento aumentar, o que significa que existem 461 idosos por cada 100 jovens. 

Na área da educação, Montalegre perdeu 521 alunos no Ensino Superior (1352 em 2010 para 831 em 2018) e viu serem encerradas três escola do pré-escolar e quatro do 1º ciclo. 

Em contrapartida, o

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.