Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021

Porto e Norte representados em Ourense

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) volta a marcar presença no XANTAR - Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que se realiza em Ourense (Galiza), de 5 a 9 de fevereiro.

-PUB-

No dia de abertura da 21ª edição do certame, a região estará em destaque, com o Dia do Porto e Norte de Portugal a ficar marcado pelas presenças do presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

A participação da TPNP no XANTAR 2020 será assegurada com um stand promocional, onde estarão em evidência os quatro subdestinos da região: Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes. O espaço será partilhado com parceiros públicos e privados que irão dinamizar diversas ações de promoção.

O Xantar é a única feira internacional de turismo gastronómico da Península Ibérica. Luís Pedro Martins realça, por isso, a importância deste evento para a promoção do Porto e Norte de Portugal e sublinha que “a TPNP é o principal parceiro estratégico português do Xantar”.

Recordando a “ligação emocional existente entre o Norte de Portugal e a Galiza”, o presidente da TPNP salienta que, “também do ponto de vista estratégico, existe uma forte cooperação, pois a Espanha é o nosso maior mercado emissor, dando, por isso, um contributo fundamental para o crescimento sustentado do turismo na nossa região”. Simultaneamente, refere, “também o Porto e Norte representam para a Galiza o seu principal mercado”.

Luís Pedro Martins destaca, ainda, o facto de a Euro-região Galiza-Norte de Portugal constituir “um destino único em termos de qualidade da sua oferta enogastronómica, o que justifica um posicionamento cada vez maior em termos de internacionalização”.

Na edição deste ano do Xantar estarão representados na área do Turismo do Porto e Norte de Portugal mais de 30 municípios, que elegem este salão internacional como plataforma privilegiada de networking, potenciando novos contactos com os operadores turísticos. Contará, ainda, com a participação ativa das escolas de hotelaria e turismo de Viana do Castelo, Lamego e Porto, que irão promover, respetivamente, os vinhos verdes, os espumantes e o Vinho do Porto.

Com um total de 283 expositores, são esperados no Xantar cerca de 25 mil visitantes de Espanha e Portugal, além de uma importante presença de operadores oriundos da América Latina.

Ao longo dos cinco dias do evento, o Turismo do Porto e Norte tem em agenda um programa de atividades destinadas a promover a riqueza gastronómica e vitivinícola da região. Os Caminhos de Santiago serão, também, uma aposta que a TPNP pretende evidenciar, tendo em conta o conjunto de parcerias luso-galaicas que têm potenciado e os projetos em curso no âmbito da preservação e revitalização e promoção deste produto turístico estratégico.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.