Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!
Agostinho Chaves
Agostinho Chaves
Trata o jornalismo por tu. Colabora com a VTM há mais de 25 anos. Foi Diretor entre 2014 e 2019. Passou por meios de comunicação nacionais, como o Comércio do Porto e a Rádio Renascença.

Posições de topo

O “ranking” das escolas que anualmente é elaborado, abrangendo todos os estabelecimentos de ensino em que se ministram o básico e o secundário da escolaridade obrigatória, não determina que as de cima da tabela sejam melhores e as de baixo sejam as piores. O “ranking” é elaborado segundo as classificações médias que os seus alunos obtêm nas várias disciplinas, pelo que poderemos dizer, em súmula, que as escolas situadas em cima obtiveram os maiores valores e as que se situaram em baixo foram aquelas em que ocorreram notas de menos valor.

Até à posição 438, inclusive (curiosamente, o lugar ocupado pela Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar), a média geral das classificações é igual ou de mais de 10 valores (positiva). Para além da escola aguiarense, situaram-se na primeira metade várias escolas transmontanas, com destaque para o Colégio de Nossa Senhora da Boavista, de Vila Real (34ª posição no “ranking”) e a EBS de Macedo de Cavaleiros (98º lugar na tabela). Foram estas duas que ficaram entre os primeiros cem estabelecimentos avaliados. Depois, muito naturalmente, aparecem as escolas das cidades de Chaves, Lamego e Vila Real, sendo de admirar a ausência das escolas do distrito de Bragança, postadas mais abaixo. Relevo, neste domínio,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS