Este projeto desenvolve-se através de uma parceria entre a ULS TMAD e o Município de Vila Real.
A imersão parcial em meio aquático recria um ambiente de microgravidade, do qual resulta uma sensação de leveza ainda mais notória na gravidez avançada. A imersão aumenta a flutuabilidade: quanto mais imerso estiver o corpo, maior será a força de impulsão da água pelo que será mais fácil praticar os exercícios. Dessa forma, a grávida poderá manter a sua autonomia e agilidade de movimentos, aliviar a carga nas articulações, tonificar os músculos e corrigir a postura, bem como diminuir as dores lombares e o risco de lesão durante o exercício.
As vantagens da prática de exercício em meio aquático na gravidez são várias, das quais se podem destacar o impacto reduzido nas articulações, redução de edemas (inchaço), diminuição da pressão arterial, melhor controlo do peso corporal, redução da dor nas costas, promoção de maior amplitude de diâmetros pélvicos; tonificação dos músculos do pavimento pélvico, diminuição das tensões e aumento de produção de endorfinas que conduzem a relaxamento, empoderamento e aumento de confiança de grávidas e casais e a promoção da conexão com o bebé.
Este projeto é dinamizado por uma Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e destina-se a grávidas/casais que frequentam o programa de preparação para o parto e parentalidade da UCC Mateus e que manifestem interesse em participar. Se está grávida aproveite a oportunidade para participar neste projeto e assim descobrir, dentro de si, os recursos, ferramentas e estratégias que a ajudarão a viver a gravidez de forma saudável e a preparar-se para ter uma experiência de parto positiva.