Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021

Produção defende seguro de colheita sem custos para viticultores

A Federação Renovação Douro/Casa do Douro (FRD/CD), instituída em 2015, pretende que a Região Demarcada do Douro e os seus produtores beneficiem de um seguro de colheita global, adaptado aos riscos próprios da cultura da vinha no Douro

-PUB-

No último conselho interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), todas as profissões do Douro manifestaram acordo sobre a taxa de certificação cobrada pelo IVDP ter uma “real e correspondente contrapartida” em termos de serviços aos agricultores. 

A produção duriense entrega ao IVDP, no momento do envio da Declaração de Colheita e Produção, taxas relativas à certificação do produto cultivado e produzido, num valor anual que ascende a mais de um milhão de euros. No entanto, recorrentemente, o IVDP entrega no Ministério das Finanças, anualmente, um valor equivalente e a que eufemisticamente chama de “saldo de gerência”.

Em nota enviada à VTM, a Federação revelou que tem “forçado”, no conselho interprofissional, para que tome

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.