Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
No menu items!

Projeto leva afetos a casa dos idosos

Combater o isolamento social e promover o envelhecimento ativo são objetivos do projeto Afetos, que passou a ir a casa dos idosos quando perdem a mobilidade ou por outro motivo não podem sair das suas residências

-PUB-

A iniciativa já existe desde 2007, ano em que o Projeto Afetos foi criado em Valpaços, abrangendo vários idosos. A adesão foi crescendo e o número de núcleos também, mas foi após a pandemia de Covid-19 que surgiu uma nova vertente, com a deslocação dos técnicos a casa de alguns dos idosos que tinham deixado de poder acompanhar as atividades.

Para Rosa Ribeiro foi “a melhor coisa” que lhe aconteceu, porque pode fazer atividades para as quais não tinha disponibilidade antes, além de conhecer outras pessoas e até fazer excursões. “A vida até então era muito diferente”, garante a habitante de Possacos, recordando um trajeto de muito trabalho, desde criança. “Ia para a escola e quando regressava ia com a minha mãe para as fazendas trabalhar. Fiz a quarta classe e depois o meu pai foi para Angola e sempre ajudei a minha mãe no campo”, recorda.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.