Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021
UCC Mateus
Profissionais da UC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Protetor Solar — Quando, e qual usar?

Usar protetor solar antes de sairmos de casa, tanto no verão como no Inverno, já é um consenso para evitar danos à pele pela radiação ultravioleta (UVA e UVB).

-PUB-

Surge agora uma nova dúvida: é preciso usar protetor solar no rosto também dentro de casa? Segundo especialistas, a radiação solar em lugares fechados também é perigosa, já que atravessa vidros e janelas. Os efeitos nefastos dos raios UVA passam praticamente despercebidos. São os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), duram o dia todo, conseguem passar vidros e penetram até às células da derme (camada profunda da pele). Já a radiação UVB é fácil de se sentir, pois causa “escaldões” e queimaduras, a sua intensidade altera-se ao longo do dia, sendo mais forte às 12h. A luz visível/azul (HEV Light – High Energy Visible Light) para além de ser emitida pelo sol, é também emitida por LEDs, smartphones, TVs, computadores, lâmpadas de baixo consumo.Esta radiação estimula a produção de melanina – responsável pelo aparecimento de manchas acastanhadas no rosto; acelera o envelhecimento da pele, com o aparecimento de rugas e diminuição da produção do colagénio; e piora doenças caracterizadas pela fotossensibilidade (p.e. rosácea). 

A maioria dos protetores solares protegem a pele somente contra os raios UVA/UVB – protetores solares químicos. No entanto, é necessário que o produto ofereça também uma “barreira física” e que impeça que a luz penetre na pele – protetores físicos/minerais. Estes apresentam na sua composição dióxido de titânio, óxido de zinco, etc – não são transparentes e depositam-se na pele deixando-a esbranquiçada.

Uma solução será usar protetores solares que têm um pouco de cor, já que as partículas do pigmento acabam por funcionar como um “escudo” contra a radiação (e também ajudam a disfarçar manchas e outras hiperpigmentações).

Não se esqueça de aplicar o protetor solar, todos os dias e durante todo o ano!

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.