Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

PS apresentou cabeças de lista a 11 das 14 Câmaras do distrito

Para além dos autarcas que se recandidatam às Câmaras Municipais conquistadas há quatro anos, o PS já apresentou oficialmente os ‘novos’ rostos das corridas autárquicas de 2009. Rui Santos, Nuno Rodrigues, Alberto Pereira, Humberto Cerqueira, Ema Gonçalo e José Eduardo Quinteiro estão confirmados faltando apenas os candidatos para Peso da Régua, Ribeira de Pena e Boticas. Quanto a Sabrosa, tudo indica que será mesmo José Marques a vestir a ‘camisola rosa’.

-PUB-

A Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista anunciou, no dia sete, os candidatos a 11 das 14 autarquias do distrito, sendo de destacar o nome de Rui Santos para a capital vila-realense.

Foram apresentados oficialmente como candidatos os actuais autarcas Artur Cascarejo (Alijó), Fernando Rodrigues (Montalegre), João Luís Teixeira (Murça) e Francisco Ribeiro (Santa Marta de Penaguião).

Para combater os municípios que em 2005 foram vencidos pelo Partido Social-Democrata (PSD), os socialistas escolheram, para além de Rui Santos na capital de distrito, Nuno Rodrigues (Chaves), Alberto Pereira (Mesão Frio), Humberto Cerqueira (Mondim de Basto), Ema Gonçalo (Valpaços) e José Eduardo Quinteiro (Vila Pouca de Aguiar).

Segundo Rui Santos, presidente da Federação Distrital do Partido, dentro de dias serão conhecidas as opções do PS para Peso da Régua, Ribeira de Pena e Boticas, sendo de referir que também a ‘incógnita’ de Sabrosa ficará resolvida. No entanto, segundo garantiu ao Nosso Jornal, de forma oficiosa, uma fonte do partido, será mesmo José Marques, que nas últimas eleições venceu como independente, o candidato para o município que viu nascer Fernão Magalhães e Miguel Torga. O atraso no anúncio do seu nome enquanto líder da lista de Sabrosa deve-se ao facto de José Marques ter ainda que reunir com a lista independente que o apoiou nas últimas autárquicas.

Em relação aos currículos políticos dos candidatos assumidos, de destacar o de Alberto Pereira que, até 2008, foi militante do PSD de Mesão Frio, tendo mesmo assumido o cargo de vereador da Câmara Municipal no mandato 1997/2001, e de mandatário concelhio da candidatura de Aníbal Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais.

Fonte do partido garante que outras “surpresas” surgirão no que diz respeito à constituição das listas para cada autarquia e respectivas Assembleias Municipais, um processo que será pensado pelos candidatos apresentados.

No que diz respeito ao concelho reguense, Rui Santos explicou que está a decorrer um estudo de opinião sobre o melhor candidato, uma confirmação que surgirá dentro de dias, já nas novas instalações do partido (a anterior sede ficou destruída na sequência de um incêndio).

Mostrando expectativas de vencer em todos os concelhos, o partido está especialmente convicto na reconquista da autarquias já lideradas por socialistas, bem como em alguns dos municípios que nas últimas autárquicas ‘escaparam’ ao partido por pequenas diferenças de votos, como por exemplo Mondim de Basto ou Vila Real.

“Temos fortes esperanças de alterar o equilíbrio de forças passando o PS a ser maioritário no número de câmaras no distrito de Vila Real”, explicou o presidente da federação distrital.

“Temos uma nova ambição para a gestão autárquica no nosso distrito. A ambição de receber a confiança da maioria dos eleitores nos 14 Concelhos e com esse mandato, dar um contributo fundamental para que o Distrito possa enfrentar com sucesso as novas fronteiras do desenvolvimento sustentado, no contexto económico e social da globalização”, concluiu o candidato.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS