O Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), relativo ao ano de 2007, já disponível na internet em www.irar.pt, refere que as análises à qualidade da água, medida na torneira dos consumidores, continuam, à semelhança do que aconteceu o ano passado, muito positivas.
Com efeito, no concelho de Santa Marta de Penaguião, o trabalho com a água decorreu de forma exemplar, as análises regulamentares obrigatórias foram realizadas na sua totalidade e, em termos de valores paramétricos, apenas uma percentagem de 2,5 por cento se encontrava em violação.
Tais dados posicionam Santa Marta no topo das melhores entidades gestoras ao nível do distrito de Vila Real, ficando apenas atrás de algumas Juntas de Freguesia do concelho de Chaves, que gerem sistemas de abastecimento de reduzida dimensão.
Em termos de prestação de serviços aos consumidores, a qualidade da água penaguiota vem retratar e reforçar o esforço feito pela autarquia no investimento em Abastecimento de Água.
De referir que o concelho de Santa Marta de Penaguião, com 9 Zonas de Abastecimento, abastece cerca de 8659 habitantes, sendo que diariamente, saem das torneiras perto de dezassete mil metros cúbicos de água.