Numa nota enviada à comunicação social, a Câmara Municipal informou que transferiu cerca de 59.500 euros para as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos Jardins de Infância da rede pública para a aquisição de material didático, mobiliário e equipamentos “adequados às atuais exigências do sistema educativo”.
Segundo a autarquia vila-realense, o objetivo é “proporcionar aprendizagens múltiplas, dando oportunidades de autonomia e de socialização, contribuindo assim para uma integração positiva e equilibrada na vida em sociedade e na escolaridade obrigatória”, como se pode ler na mesma nota.
A medida foi tomada após a auscultação da direção dos agrupamentos de escolas que identificaram as principais necessidades e nesse sentido, o município “adquiriu e disponibilizou os materiais e equipamentos solicitados por cada um dos estabelecimentos de educação e ensino, de acordo com as suas necessidades e projetos educativos”.
“Assegurar o acesso universal à educação é, neste período particularmente difícil que o país e o mundo atravessam, com a crise sanitária e económica, absolutamente fundamental para garantir que ninguém fique para trás”.