Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Quebra de produção de mel ronda os 30 por cento

A irregularidade do clima registada nos últimos anos na região transmontana está a afetar a produção de mel, nomeadamente no distrito de Vila Real. Segundo a associação de apicultores da AguiarFloresta, a redução deste ano pode ultrapassar os 30 por cento. Uma outra preocupação tem a ver com a doença da loque americana que continua em expansão.

-PUB-

Cerca de 300 apicultores da região estão a sentir na sua produção os efeitos das condições climatéricas adversas, que têm uma influência no desenvolvimento e atividade das colmeias. Uma realidade sensível sobretudo nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Sabrosa, Mondim de Basto, Vila Real, Alijó e na zona do Barroso. “De facto há menos mel. Este ano, em média houve uma perda de 30 por cento na produção da região. O clima muito seco e a irregularidade das temperaturas foram as principais causas para esta quebra”, contou, ao Nosso Jornal, João Campos, associado da AguiarFloresta e um dos principais produtores da região, com cerca de 50 colmeias.

No entanto, sobre esta

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS