Na semana passada, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, esteve em Vila Real, onde falou das novidades desta quinta fase do Modcom, frisando que “a mesma é dirigida aos comerciantes já instalados” e que “os incentivos vão ser aplicados com maior rapidez”. “Nesta fase, serão disponíveis cerca de 20 milhões de euros, a fundo perdido, para serem utilizados na modernização do comércio de rua, com o objectivo de compensar os desequilíbrios existentes em relação às grandes superfícies comerciais”.
O responsável político referiu que o programa é “um sucesso”, de características muito populares e de grande adesão, “e que, por isso, já vai na quinta fase. “O apelo que faço é que possamos ser mais rápidos a concretizar os projectos, para que possamos fazer uma renovação do nosso parque comercial e injectar algum dinamismo na actividade económica, contribuindo para que esta fase difícil da economia portuguesa seja rapidamente ultrapassada”, afirmou o secretário de Estado.
Falando nos Claustros do Governo Civil, Fernando Serrasqueiro afirmou que “nas quatro primeiras fases do Modcom foram seleccionadas quatro mil empresas e investidos 114 milhões de euros”. Quanto aos números distritais, foram apoiados 169 projectos, num montante global de 4,4 milhões de euros e foram criados 170 postos de trabalho.
José Ricardo, presidente da Associação Comercial de Vila Real, lembrou que deveriam existir mais programas para ajudar os pequenos comerciantes. “Numa altura em que o comércio tradicional está tão debilitado, o incentivo peca por escasso. Há empresários que gostariam de concorrer, mas não tem verbas disponíveis para o fazer, por isso seria importante abrirem outros programas com um incentivo maior”. Mesmo assim, este responsável frisou que, apesar de não saber ainda quantos projectos irão beneficiar desta fase, está a verificar-se uma maior procura por parte dos comerciantes.
O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor visitou ainda três estabelecimentos comerciais da cidade que aproveitaram os incentivos do Modcom nos seus espaços.
Todos os esclarecimentos sobre esta quinta fase estão disponíveis na Internet em www.iapmei.pt ou www.dgae.min-economia.pt .