Na origem desta sua decisão estão questões ambientais, mormente a presença de uma colónia de ratos de Cabrera, uma espécie protegida pela União Europeia.
Segundo Paulo Campos, o Governo decidiu remodelar a ligação já existente. “É uma opção de requalificação ‘pesada’, mas não será uma estrada construída de novo”.
O Governo decidiu requalificar a ligação que já existe, correspondente à estrada regional 218, entre Outeiro e Vimioso. Paulo Campos reforçou a decisão devido à componente ambiental que coloca sempre muitas dificuldades para se poder avançar, ainda mais num território difícil e com muitas restrições”.
O secretário de Estado não se pronunciou sobre a espécie, justificando que devido aos “condicionalismos” o Governo em conjunto com a Autarquia Local decidiu encontrar uma solução que fosse comum “a todos os interesses”. Esta situação ganhou fama nacional, ao ponto de Cavaco Silva, na sua deslocação ao concelho transmontano, levar consigo informação completa sobre o tão famoso “ratito”.