Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!

Recriação da Via-Sacra, num percurso medieval

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo de Jovens “Pedras Vivas”, de Mondim de Basto, coadjuvado por outros jovens grupos do concelho, vai encenar os Passos da Paixão do Senhor, num antiquíssimo percurso medieval, recuperado pela autarquia. Cerca de setenta figurantes protagonizam a “Via-Sacra ao Vivo”, uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e, também, […]

-PUB-

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo de Jovens “Pedras Vivas”, de Mondim de Basto, coadjuvado por outros jovens grupos do concelho, vai encenar os Passos da Paixão do Senhor, num antiquíssimo percurso medieval, recuperado pela autarquia.

Cerca de setenta figurantes protagonizam a “Via-Sacra ao Vivo”, uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e, também, do calendário cultural da região, para a comovida assistência dos locais e de milhares de visitantes.

Partindo da primeira estação, no lugar do Retiro, até chegar às cenas do Calvário, no alto de Nossa Senhora da Piedade, cumpre-se o percurso medieval, cheio de mistério e encanto que a música criteriosa e os textos do Evangelho, gravados em CD, as luzes e os efeitos especiais sublinham, criando momentos de extraordinária intensidade.

No dia 21 de Março, Sexta-feira Santa, pelas 21.30 horas, no lugar do Barrio, terá início esta Via Sacra encenada, a que se seguirá a secular Procissão do Enterro do Senhor, outra manifestação religiosa, de grande tradição, em terras de Mondim de Basto.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS