Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

República: um século de experiência hesitante

Dia 5 de Outubro próximo faz cem anos que em Portugal se trocou a Monarquia pela República. Ando há dez anos aos tombos com Alfredo Pimenta (1882-1950) que começou por ser anarquista, foi republicano e, em 1913, virou monárquico. Foi grande em tudo aquilo em que acreditou. E a grandeza que colocava no anarquismo, usou-a, anos depois para a combater, o mesmo fazendo com a República e, a maior parte dos seus anos, com a Monarquia que mais tempo defendeu mas com a qual também teve dissabores.

É a minha referência política e, quanto mais me afogo nos seus quase duzentos livros, nos jornais em que foi acérrimo polemista, nas muitas centenas de cartas para muitas dezenas de adversários e confidentes, como Salazar, mais me convenço de que a Monarquia, quando levada a sério, é o regime que mais me seduz.

As gerações que viveram neste século de republicanismo agitado, têm vindo a ler, a ouvir e a manusear as pétalas deste regime que teve muitos percalços. Já houve três fases, bem distintas, da República, cada qual a mais complexa. A primeira foi até 1926 e teve mais governos do que dias tem o mês. Alguns duraram horas, outros semanas, outros meses.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS