A nova identidade visual da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica foi aprovada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET AECT, um projeto que contemplou os principais elementos do património do território, material e imaterial.
Como refere comunicado da instituição, “o processo de criação da identidade visual teve em consideração os principais elementos patrimoniais, atributos identitários e ativos emblemáticos – naturais, culturais, construídos, arquitetónicos e paisagísticos – de cariz material e imaterial, que caraterizam e distinguem o território de abrangência da RBTMI”.
Assim, o projeto aprovado procurou refletir e transmitir a simbiose entre o Homem e a Biosfera num território marcado por elementos icónicos próprios das comunidades, espécies, habitats, paisagens e elementos patrimoniais da região transfronteiriça.
“Na imagem proposta convivem elementos representativos da fauna (como o lobo e a águia), da flora (as montanhas, o mosaico agrícola e a água), do património material (o castelo) e do património imaterial (a máscara, muito representativa do homem no contexto do lugar)”, esclarece o documento.
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica é a maior reserva da biosfera da Europa, abrangendo um total de 87 municípios em território espanhol e português. A sua aprovação pela UNESCO ocorreu em 2015, por iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET (AECT ZASNET).