Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
No menu items!

RIONOR leva reivindicações para a raia ao ministro-adjunto

A associação Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana (RIONOR) anunciou hoje que vai apresentar na próxima terça-feira ao ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, as reivindicações para as populações da fronteira como um pedido de pacto nacional para desenvolver estes territórios.

-PUB-

Esta associação nasceu de um movimento criado em Bragança e reúne portugueses e espanhóis, que nos últimos quatro anos têm discutido os problemas das zonas de fronteira nos Conselhos Raianos, em parceria com autarquias e outras entidades como o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Segundo o presidente da RIONOR, Francisco Alves, as resoluções/recomendações serão apresentadas pela delegação ao ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, numa reunião em Lisboa. Com isto, a delegação constituída por dirigentes da RIONOR e pelo presidente do IPB, Orlando Rodrigues, “pretende sensibilizar o Governo para a importância económica de muitas destas medidas”.

Entre as recomendações/resoluções a serem entregues, estão situações que dizem respeito à relação dos agricultores com a gestão das áreas protegidas, como o Parque Natural de Montesinho em Bragança, as acessibilidades, as ligações ferroviárias entre Trás-os-Montes e Zamora, conexões rodoviárias transfronteiriças, aeroporto regional de Bragança e ainda as redes digitais de comunicação de dados.

O presidente Francisco Alves lembra que “algumas resoluções/recomendações saídas dos Conselhos Raianos foram recentemente aprovadas nos executivos de entidades” como a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e o Eixo Atlântico.”

Quanto às medidas de importância económica sugeridas, uma delas relativa à “reposição das antigas vias férreas do Tua e do Sabor e a ligação a Espanha”, apontou o responsável da associação, sublinhando que “este projeto implica a suspensão imediata da construção de ecopistas no leito das antigas vias férreas e cujo retorno económico todos reconhecem que será irrelevante”.

A RIONOR lembra ainda que, com a ligação entre a linha de alta velocidade Madrid/Galiza e a linha do Douro, para além do desenvolvimento dos polos industriais de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e de Bragança, “os habitantes de Madrid ficarão a duas horas de distância” desta zona raiana.

A associação entende que este cenário “constitui uma oportunidade ímpar para a revitalização económica dos territórios raianos, facto que ninguém ainda conseguiu refutar”.

Para a concretização destas infraestruturas, a RIONOR “defende que é necessário estabelecer um pacto a médio e longo prazo entre todas as forças autárquicas e a sociedade civil, sendo essa a única forma de garantir junto dos governos de Lisboa, de Madrid e de Bruxelas os respetivos financiamentos”.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS