Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Romaria de São Tiago

Uma das romarias mais famosas da região de Basto tem lugar no cimo do Monte Farinha, e ocorre na data em que o Santinho canonicamente se festeja: a 25 de Julho. Este ano, a data calhou a favor dos romeiros que, no mínimo, têm 3 dias, como outrora, para dar largas ao seu regozijo e louvor a São Tiago Maior, que a par da Mãe do Céu são deste miradouro sagrado figuras senhoriais.

-PUB-

O programa é aliciante, assim, dia 24 (sexta-feira) é o Dia dos Romeiros. Às 13h00, início das festividades, com actuação da Banda de Zés P’reiras de Vilar de Ferreiros até às 17h00; Dia  25 (sábado), às 08h00 é a eucaristia, confissões e atendimento aos romeiros. Às 09h00,  entrada da Banda de Zés P’reiras de Vilarinho. Às 09h15, actuação do Rancho Folclórico de Vilarinho. Às 11h00, missa solene. Orador Sagrado: Frei José Dias Lima. Sermão e Procissão com destino ao Santuário. Súplica de adeus ao Sr. São Tiago ou Santinho.  Das 12h30 até às 15h00 é tempo de Folclore; Dia 26 (domingo), das 13h00 às 16h00, actuação do Rancho Folclórico Juvenil de Vilar de Ferreiros. Às 16h00, Eucaristia Dominical, cujos cânticos litúrgicos  vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilar de Ferreiros e seus convidados.

Como de costume a ordem e orientação do trânsito têm a sua mais valia no labor a cargo da GNR de Mondim de Basto.

Senhores romeiros, subam até lá “riba” , ao “iteiro” da Senhora, e demorem-se por lá a ver as obras que pedem a vossa generosidade, e sobretudo não se esqueçam de rezar pelas vocações sacerdotais, o Santinho agradece!

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS