Este fim-de-semana, Rui deu um passo decisivo na tabela da classificação do Mundial de Motocross de MX2 ao encurtar significativamente a distância que o separa dos dois primeiros classificados, tendo agora apenas 10 pontos de diferença para o 2º e 23 para o líder, o francês Marvin Musquin, que esteve ausente nesta prova. Este facto veio de certo modo “equilibrar os azares” já que Rui tinha também para sua desvantagem duas mangas sem ter pontuado.
No sábado, o público sueco viu o português liderar tudo o que havia a disputar desde que se sentou na sua KTM. Começando nos treinos livres, passando pelos cronometrados e acabando na corrida de qualificação da tarde: “correu tudo bem durante todo o dia, fiz o holeshot e controlei a corrida até ao final. Tive de me preocupar em manter uma margem segura para o segundo (Ken Roczen) que esteve outra vez forte para o final da corrida” disse o piloto.
Mas, foi no domingo que se assistiu à confirmação de que Rui Gonçalves é um dos pilotos a bater neste campeonato. Na primeira manga Rui partiu na frente e dominou até à sexta volta quando foi ultrapassado pelo alemão Ken Roczen, que esteve muito rápido todo o fim-de-semana, tendo Rui terminado no segundo posto com uma margem de mais de 8 seg. para o 3º, o francês Steven Frossard.
Na segunda manga, o piloto português fez o terceiro holeshot do fim-de-semana e esteve inalcançável durante toda a manga, pois manteve sempre uma diferença confortável para o seu perseguidor, também 2º no campeonato, o francês Gautier Paulin.
Todas as classes do campeonato do Mundo de Motocross têm agora um merecido descanso até dia 2 de Agosto quando se disputa o Grande Premio da Bélgica no piso de areia de Lommel, onde Rui parte como um dos favoritos à vitória.
Classificação MX2 Uddevalla (Suécia)
1. Rui Gonçalves, Portugal, 47 points
2. Ken Roczen, Germany, 39
3. Gautier Paulin, France, 36
4. Davide Guarneri, Italy, 35
5. Joel Roelants, Belgium, 34
Campeonato do Mundo MX2
1. Marvin Musquin, France, 371
2. Gautier Paulin, France, 358
3. Rui Gonçalves, Portugal, 348
4. Davide Guarneri, Italy, 331
5. Steven Frossard, France, 284