Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
©MR

“Ruína viva” oferece viagem no tempo e conta a história da cidade

As Termas Romanas de Chaves, classificadas como as maiores da Península Ibérica, além de figurarem na história como o mais importante complexo termal português, encontram-se, agora, abertas ao público na forma de Museu.

-PUB-

O complexo termal, sito no Largo do Arrabalde, terá sido construído no século I d.C., tendo sofrido obras de remodelação profundas durante a dinastia dos Severos, no início do século III. Era, à época, um importante ponto de paragem para os romanos, na chamada via Braga – Astorga. Ali, nasceu, posteriormente, um município com o nome de Aquae Flaviae, cujo prefixo era atribuído, na altura, na parte latina do império, às cidades termais.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.