Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
No menu items!

S. João da Pesqueira paga dívida de 3,8 ME à Águas do Norte

O município procedeu à regularização definitiva da dívida existente, correspondente ao serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais prestado entre os anos de 2011 e 2017

-PUB-

Na sequência da celebração, no passado mês de fevereiro, do Acordo de Regularização de Dívida entre o Município de São João da Pesqueira e a Águas do Norte, este município procedeu à regularização definitiva da dívida existente, correspondente ao serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais prestado entre os anos de 2011 e 2017 por esta concessionária, no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do Norte de Portugal.

Desta forma, o Município de S. João da Pesqueira realizou o pagamento antecipado à Águas do Norte de um valor de cerca de 3,8 milhões de euros.

Com o processo de regularização agora concretizado, irão igualmente dar-se por resolvidos os processos judiciais que persistiam entre este Município e a Águas do Norte, dando assim por concluído um processo litigioso que se prolongou entre as partes durante anos e cujo relacionalmente institucional é agora finalmente normalizado.

A celebração do referido Acordo de Regularização de Dívida foi possível devido à publicação, do Decreto-Lei n.º 5/2019, de 14 de janeiro, que estabeleceu os procedimentos necessários à regularização das dívidas das autarquias locais, serviços municipalizados e empresas municipais, no âmbito do setor da água e do saneamento de águas residuais. 

Este regime jurídico, que se encontrava previsto na lei do orçamento de estado para o ano de 2019, possibilitou a definição de prazos de pagamento até 25 anos a incluir nos Acordos de Regularização de Dívida relativos às dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2018, que os municípios tinham com a Águas do Norte em resultado dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais prestados no âmbito do mencionado Sistema Multimunicipal.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.