Quinta-feira, 19 de Maio de 2022
UCC Mateus
Profissionais da UC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Saúde Entre Linhas – Escovar os dentes na Escola

A importância da prevenção das doenças orais para a manutenção da saúde oral e da saúde geral é bem conhecida! 

-PUB-

Também é sabido que a introdução de boas práticas nos ambientes onde a criança vive, deve ser efetuada o mais cedo possível. 

As crianças integram com mais facilidade os comportamentos que aprendem e são um ótimo veículo de disseminação dessas práticas na família. Além disso, os comportamentos repetidos diariamente e reforçados em ambiente escolar dão origem a hábitos, que perduram ao longo da vida. 

Escovar os dentes com um dentífrico fluoretado, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite antes de deitar, é considerado o meio mais eficaz na prevenção das doenças orais como a cárie dentária e a gengivite.

O reforço desta prática nos jardins-de-infância e nas escolas, contribui grandemente para melhorar os hábitos de milhares de crianças fazendo com que tenham dentes saudáveis a vida inteira. 

A informação científica mostra que é seguro e altamente recomendável que a escovagem dos dentes com dentífrico fluoretado também seja realizada nos jardins-de-infância e nas escolas, desde que existam condições para tal, facto que acontece na sua grande maioria. Esta prática é recomendada pela Direção-Geral da Saúde desde 1986. 

À semelhança do que acontece em Portugal, a escovagem dos dentes em ambiente escolar é uma prática comum em grande parte dos países desenvolvidos. Efetuada de forma cuidada, com um dentífrico com flúor, é indispensável para a prevenção das doenças orais e, consequentemente, para a promoção da saúde. 

Escovar os dentes na escola ou no jardim-de-infância, para além de ser uma atividade que gera ganhos em saúde, promove a motricidade, a autonomia, a responsabilidade, a criatividade, o autocuidado, o bem-estar, entre outros.

Nas escolas, para além de se aprender a ler, a contar e muitas outras coisas… também se aprende a ter saúde.

Mais Lidas

Faleceu o padre Álvaro de Barros

Homem ataca a esposa e suicida-se

Incêndio no Bairro dos Ferreiros

Quatro detidos por tráfico de droga

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.