Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
No menu items!

Secretário de Estado entregou 25 computadores a Formandos do Projecto “Novas Oportunidades”

Até 2010, o Governo, através da Iniciativa “Novas Oportunidades”, quer qualificar um milhão de portugueses activos. Entre as centenas de Centros que dinamizam a proposta governamental, em todo o país, encontra-se o da Escola Secundária Fernão Magalhães que viu os seus primeiros 51 formandos receberem os certificados e mais 25 receberem computadores, no âmbito do […]

-PUB-

Até 2010, o Governo, através da Iniciativa “Novas Oportunidades”, quer qualificar um milhão de portugueses activos. Entre as centenas de Centros que dinamizam a proposta governamental, em todo o país, encontra-se o da Escola Secundária Fernão Magalhães que viu os seus primeiros 51 formandos receberem os certificados e mais 25 receberem computadores, no âmbito do início da sua formação

Mais de meia centena de formandos receberam os seus certificados dos cursos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência (RVCC) do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária Fernão Magalhães, em Chaves, no dia 17, altura em que Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação, entregou mais 25 computadores, a novos formandos.

Em funcionamento, desde de Dezembro de 2006, o CNO daquela escola flaviense já foi responsável por cinco certificações, num total de 51 formandos, encontrando-se actualmente inscritos 600 adultos.

Segundo o Coordenador do Centro que encetou já os cursos de validação e certificação de competências, ao nível do 12.º ano de escolaridade, aquele CNO tem, “quase desde o início”, apostado na itinerância, mantendo protocolos com Juntas de Freguesia, Centros Paroquiais, Associações e Sindicatos, entre muitas outras organizações, tendo sido assinados, na mesma cerimónia, mais três acordos de colaboração.

“As escolas não podem estar limitadas às suas quatro paredes, temos que levar o ensino às pessoas, só assim conseguiremos combater o isolamento e a desertificação, no interior do país”, considerou o mesmo responsável.

Valter Lemos recordou que o Sistema Nacional RVCC tem como objectivo “trazer uma segunda oportunidade aos portugueses que não tiveram acesso à escolaridade”.

“Este é um programa muito importante, a nível nacional, que está ser muito bem aproveitado”, explicou o Secretário de Estado, elogiando, particularmente, os 51 formandos do CNO da Escola Fernão Magalhães e, no geral, os 300 mil portugueses que já se encontram inscritos nos Centros Novas Oportunidades, espalhados por todo o país. São um exemplo de nobreza de carácter, um exemplo de que se deve lutar sempre por uma nova oportunidade”, sublinhou o membro do Governo.

Classificando o Programa Novas Oportunidades como “o mais importante, levado a cabo, em Portugal”, Valter Lemos recordou as metas do Governo que apontam para a qualificação de cerca de um milhão de portugueses, até 2010.

O Secretário de Estado mostrou-se “muito satisfeito”, ao constatar que alguns dos formandos do CNO de Chaves que receberam o seu certificado do RVCC, relativo ao 9.º ano de escolaridade, foram também receber o computador, ou seja, deram continuidade ao processo para aquisição do 12.º ano. “O país precisa desse salto de qualificação. Temos que andar mais depressa, para chegarmos ao nível de outros países europeus”, defendeu Valter Lemos.

O RVCC é um processo através do qual são reconhecidas as aprendizagens que os adultos desenvolvem, ao longo da vida, nos vários contextos em que se inserem, desde que sejam passíveis de gerar conhecimentos e competências, traduzindo-se na equivalência aos 1.º, 2.º ou 3.º Ciclos de ensino.

 

Maria Meireles

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS