Na sessão de abertura, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, revelou que o Governo está a trabalhar numa nova reforma que tem como objetivo primordial encontrar soluções que “discriminem positivamente” os pequenos agricultores. “Pretendemos privilegiar a pequena agricultura, encontrando um maior equilíbrio entre os agricultores que recebem já demais, dando mais algum dinheiro àqueles recebem menos. É este equilíbrio que estamos a trabalhar, para que haja maior apoio à agricultura familiar”.
O governante acrescentou que a nova reforma já foi aprovada em Conselho de Ministros, pretende diferenciar o apoio nas ajudas diretas ao rendimento que já existe.
Em 2017, no concelho de Mondim de Basto, 500 agricultores beneficiaram das ajudas diretas, no valor de 1,5 milhões de euros, verba que o secretário de Estado pretende aumentar com a nova reforma.
Apesar de todas as dificuldades, Luís Medeiros Vieira sublinhou o crescimento das exportações no setor agroalimentar, que tem crescido 8 por cento ao ano. “Temos uma agricultura mais inovadora, cada vez mais profissional e orientada para o mercado.
Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
ou compre apenas este artigo:
Comprar este artigo — 1,00€



