Na primeira jornada do Campeonato da Proliga (onde já houve uma surpresa, pois que o Queluz perdeu, em Torres Vedras, frente à Física), os viajantes do Rio Corgo tiveram dificuldades, ao atravessar o maior caudal do Rio Tejo. No início da viagem, os homens do CTM gostaram do ambiente e chegaram-se à popa do cacilheiro. Mas, a partir do meio da travessia, sentiram-se enjoados e acabaram o trajecto de forma muito desfavorável e incómoda.
O Seixal, equipa mais experiente (ainda há pouco “navegou” na Liga Profissional), foi surpreendida pela entrada fulgurante dos aguiarenses que venceram o primeiro período e chegaram ao intervalo a perder por cinco pontos, deixando tudo em aberto para a segunda parte.
No entanto, a abertura da segunda metade motivou um rombo, no porão da equipa de Vila Pouca de Aguiar. O CTM descontrolou-se, perdeu o sentido colectivo e acabou por ser derrotado, de forma algo expressiva e inesperada, tendo em conta o que fizera, antes. A explicação residirá no facto de os comandados de Alfredo Brigas terem ainda pouca rotina, dada a juventude dos seus elementos.
Ainda assim, houve pormenores positivos: Clifford Jr. foi o MVP (“Most Valious Player”) da partida, com a extraordinária “performance” de 100% nos lances livres e com 9 recuperações. Pedro Fonte, sempre em crescendo, esteve também em bom plano, materializando 15 pontos.
A “procissão ainda vai a sair do adro” e, pelo que se viu, o CTM poderá vir a fazer uma carreira “engraçada”, ao jeito, aliás, do que tem acontecido, em anos anteriores. Todavia, o próximo compromisso vai ser de grau elevado de dificuldades, já que será a Física de Torres a deslocar-se ao pavilhão Dr. Francisco Gomes da Costa, no Sábado, às 17 horas. Trata-se de uma equipa que se reforçou muito e que teve um bom desempenho no Torneio António Pratas (o qual antecedeu a abertura da Proliga). Mas será um belo pretexto para o CTM fazer valer os seus predicados.
Nos outros jogos, Sampaense (80-73), Atlético (81-76), Angra (76-73), Benfica (86-79), Guimarães (79-67) e Física (73-69) venceram, respectivamente, Sangalhos, Maia, Illiabum, Galitos do Barreiro, Esgueira e Queluz, pelo que lideram a classificação, com os seixalenses, com dois pontos, contra um ponto das equipas vencidas.
Agostinho Chaves
FICHA TÉCNICA
Jogo disputado no Ginásio Sede do Seixal S. C., no Seixal.
Árbitros: João Veiga e Bruno Almeida.
SEIXAL – Amílcar Gomes (9), Braima Freire (8), Pedro Rocha (6), Artur Ferreira (12) Miguel Gomes (4) – formação inicial – Tiago Magalhães (3), Daniel Machado (1), André Nunes (6), Hugo Lavrador (4), Pedro Silva (8), Dennis Neves (6) e Raul Porto (14).
Treinador: Manuel Coisinha.
CTM – Pedro Fonte (15), Pedro Pereira (3), Clifford Jr. (16), Shane Dennie (9), Ricardo Almeida (2) – formação inicial – Carlos Almeida (2), Ricardo Stringfellow (3), Andrew Morris, Sérgio Jesus, Hugo Sousa, Vítor Mourão e Pedro Baptista.
Treinador: Alfredo Brigas.
Ao intervalo: 31-26. Resultados parciais: 11-13, 20-13, 23-11 e 27-13.
MVP – Clifford Jr. (CTM), com 27,0 pontos.