Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Sem o habitual desfile, Caretos “vão ficar à porta”

Com o impedimento de realizar o habitual desfile, devido à pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Lamego e a Junta de Freguesia de Lazarim propuseram a exposição dos tradicionais caretos “à porta da casa dos moradores”.

“Devido à atual pandemia, este evento não descerá à rua para celebrar um dos festejos carnavalescos mais genuínos e tradicionais do país e recriar um ambiente de folia sem igual”, disse a autarquia, numa nota publicada na página oficial de Facebook.

As entidades organizadoras do Entrudo de Lazarim divulgaram ainda que o evento vai ser assinalado de “forma simbólica” cumprindo todas as limitações impostas pelas autoridades de saúde.

“A programação será constituída pela exibição de um vídeo promocional dedicado às vivências da Máscara e do Entrudo e por uma exposição que será dada a conhecer ao público nas redes sociais, a partir do interior do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI)”.

N próxima terça-feira, 16 de fevereiro, Ângelo Moura, presidente da câmara municipal, participa numa conferência de imprensa de apresentação do ponto de situação da atual candidatura da Máscara de Lazarim, talhadas em madeira de amieiro pelos artesãos da vila, a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

“O objetivo primordial da candidatura é preservar para as gerações vindouras esta tradição ancestral e identitária e que é o símbolo do sentir e da arte popular desta povoação do concelho de Lamego”.

 

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.