Como aqui anunciámos, desde a segunda-feira passada até amanhã, dia 27, está a decorrer em Fátima no Centro Pastoral Paulo VI, a Semana Nacional de Pastoral Litúrgica, dedicada neste ano aos Sinais, Gestos e Símbolos litúrgicos.
É orientada pelo Secretariado Nacional de Liturgia, um serviço oficial da Conferência Episcopal, e nela tomam parte teólogos liturgistas, compositores de música sacra, directores de coros, centenas de leigos adultos e jovens e religiosas integrados nos grupos paroquiais.
Da diocese de Vila Real estão, como de costumam, várias paróquias cujos párocos reservam estas jornadas para uma espécie de prémio aos jovens e adultos empenhados na pastoral paroquial. O bispo da diocese tem estimulado os párocos à participação de grupos nessa Semana, pois ainda há quem faça das celebrações litúrgicas, mormente dos casamentos, um atropelo de todas as disposições da Igreja. Trata-se habitualmente de pessoas que não frequentam a Missa e, quando chega a festa do casamento dos filhos, valem-se de grupos e cantores amadores e às vezes de pessoas das escolas oficiais de música onde estas orientações litúrgicas não são ensinadas, os quais transportam para a igreja textos musicais alheios à celebração e em oposição às normas da Igreja, com escândalo dos fiéis e grupos conhecedores.