Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

“Ser contrabandista por um dia em terras raianas”

Vilarelho da Raia, Chaves, Portugal, 1968. São 22h00, altura em que os contrabandistas se prepararam para mais uma jornada noturna, em que procuram levar até ao outro lado da fronteira café, sabão, tabaco americano, bacalhau, tecidos, entre muitos outros produtos que escasseavam nos anos 50, 60 e 70 nos dois países Ibéricos.    

Um grupo de nove homens e mulheres (designados Treleiros) foram conduzidos por um guia, que os orientou por rotas pouco seguras e onde o perigo espreitava a cada esquina. Passados mais 20 minutos, seguiu outro grupo, também orientado por um outro guia, que ajudava os contrabandistas a passar a mercadoria entre os dois lados da fronteira.
À espera do grupo num local discreto e recôndito (normalmente num palheiro) já estava o “Patrão” e o “Angariador ou Ajudante” com as mercadorias e os burros para os carregar até ao seu destino, que fica ali bem perto, mas que é preciso saber contornar os perigos para tirar algum proveito desta

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.